novidades

noticias

Publicada: 11/02/2020

1ª Caravana da Rede Técnica Cooperativa percorre mais de 1000 km em busca de informação agrícola

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Fonte: Ascom CCGL

Após quatro dias de viagens com agregação de conhecimento, interação entre cooperativas, partilha de ideias e discussão sobre tecnologias capazes de garantir a sustentabilidade e rentabilidade da agricultura no Rio Grande do Sul, encerrou-se no último dia 30 a 1a Caravana RTC. A Cotriel foi representada pelos técnicos Felipe Franceschi, de Estrela Velha e Adriano Dalcin, de Sobradinho.

Com a participação de 24 cooperativas associadas à CCGL, o projeto percorreu mais de 1000 km, com visitas às estações experimentais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a propriedades rurais e produtores em diferentes regiões do Estado, além de visitas às cooperativas Cotrisal e Cotripal, experimentos na Embrapa, entre outras atividades.

O encerramento ocorreu na cooperativa central, com palestra sobre a inovação e os impactos da tecnologia digital na era da indústria 4.0. Após a palestra, o Presidente da CCGL Caio Vianna, o Presidente da FecoAgro/RS Paulo Pires e o Gerente de Pesquisa da CCGL e idealizador do projeto, Geomar Corassa, realizaram um discurso de agradecimento pelo envolvimento das cooperativas e participação na Caravana. Além disso, houve entrega de certificados e também um jantar de confraternização entre os presentes.

Para Geomar, as experiências vivenciadas pelas cooperativas ao longo da caravana serão traduzidas em rentabilidade e informação para os produtores cooperados. Geomar ressalta, ainda, que a RTC segue empenhada em promover projetos e eventos em prol do desenvolvimento do cooperativismo e da agricultura gaúcha. A caravana foi promovida pela RTC, contou com o apoio da CCGL e patrocínio do Terminal Marítimo Luiz Fogliato S/A – Termasa.