novidades

noticias

Publicada: 16/06/2014

Menos de 20% da área destinada ao trigo foi plantada na região da Cotriel

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A época de plantio das principais culturas de inverno - trigo, aveia e canola já começou na região de abrangência da Cotriel . Na Sede, abrangendo Espumoso, Pontão do Butiá, Serra dos Engenhos e Depósito, além de Campos Borges e Alto Alegre, o plantio começou no final de maio e até o momento cerca de 25% da área destinada ao trigo foi cultivada. Mesmo assim, este percentual está bem abaixo em relação ao ano passado, uma vez que o plantio da safra de 2013 foi realizado até a segunda semana de junho. Segundo o gerente do departamento técnico da Cotriel, engenheiro agrônomo Cristiano Corazza, as condições do clima, extremamente chuvoso nos últimos dias, prejudicaram o trabalho de implantação das cultivares pelos produtores, ainda que os mesmos tenham mais de um mês para realizar a semeadura. O zoneamento agroclimático, estabelecido pelo Ministério da Agricultura neste ano no Rio Grande do Sul para nossa região compreende o período de 21 de maio a 10 de julho. Nas demais Unidades, como Salto do Jacuí, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Sobradinho, Pantano Grande e Capão do Valo, onde a área de trigo é menor, o plantio de trigo foi realizado em pouquíssimas propriedades.

Perfil das cultivares de trigo começa a se modificar

Segundo Corazza, as variedades tritícolas que serão mais plantadas este ano são novamente o cultivar Quartzo, com 65% da área, seguida do cultivar com Tbio Sinuelo 15%. As cultivares Mirante, Tbio Iguaçu, Tbio Itaipu e BRS Parrudo compõem o restante das áreas.
Cristiano a partir de dados passados na última reunião do IBGE estima que a área destinada ao trigo aumente 15% na região de abrangência da Cotriel, chegando a 35 mil hectares: “A principal razão que estimulou o produtor a plantar trigo, foi a boa produtividade alcançada e bons preços no ano passado, apesar de que as políticas de incentivo por parte do governo estão, a cada dia que passa, mais escassas e há a ameaça de retorno da Tarifa Externa Comum – TEC do trigo” , destacou.
Quanto às demais culturas de inverno, o engenheiro agrônomo da Cooperativa informou que o plantio de aveia não aumentará em relação ao ano passado, devido ao mercado deste cereal ainda contar com uma grande quantidade a ser comercializada pelos produtores. Finalizando, Cristiano Corazza destaca como recomendações os cuidados com pragas e doenças que possas vir a atacar a cultura no início do ciclo. Como será um inverno muito chuvoso, segundo previsões, temos que focar com muita atenção as manchas foliares que poderão atacar cedo a cultura.
Fonte: Informativo Cotriel