novidades

noticias

Publicada: 27/09/2019

“Conversando” com as vacas leiteiras: conheça o conceito CowSignals

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Fonte: Ascom Nutron

Nesta terça-feira, 24, a Cargill/Nutron realizou um Treinamento, apresentando uma nova tendência aos médicos veterinários e técnicos do Departamento de Produção Animal da Cooperativa.  Durante a manhã, foi apresentado pelo consultor técnico da empresa, Alexandre Pedroso (Dairy Specialist) o conceito CowSignals.

Na opinião dele, para identificar os fatores que podem interferir no consumo, é preciso “escutar o que as vacas nos dizem”, sendo fundamental que tanto técnicos quanto produtores ouçam mais “às vozes” do rebanho.  “Obviamente as vacas não falam, mas nos dão inúmeros sinais de que as coisas podem não estar indo muito bem. Trata-se de uma metodologia muito simples, mas extremamente poderosa para que possamos identificar e interpretar os sinais que as vacas nos dão e, tomar as decisões mais assertivas para corrigir falhas, dando aos animais a melhor condição possível para que desempenhem eficientemente o seu papel.  O conceito CowSignals baseia-se no princípio de que para serem saudáveis as vacas leiteiras necessitam ter os “seis benefícios” da natureza: comida, água, luz, ar, espaço e descanso. O “Diamante CowSignals” ilustra de forma bastante clara o conceito que norteia a metodologia.

O gerente do departamento de produção animal da Cotriel, Jefersson Keller ressaltou que formular a dieta das vacas leiteiras é a parte mais fácil do trabalho de um nutricionista. “ O difícil é fazer com que as vacas comam exatamente aquilo que foi previsto pelo nutricionista e, que elas tenham um ambiente favorável para expressarem a produção prevista na dieta. O desempenho dos animais depende diretamente do consumo adequado de nutrientes, e, por sua vez, isso depende de inúmeros fatores, como a formulação da dieta”, encerra.

Ouça aqui a entrevista com Pedroso e com Alexandre Neto, também consultor da Nutron.

Fotos: Fabiano Terra/ Cristian Deon/ Nutron